A dica de hoje relaciona-se indiretamente com os desafios da tarefa de gerenciar, já que pode nos ajudar a melhorar nossas atividades de planejamento, nossas sessões de pensamento criativo e nossa capacidade de aprendizagem.
Você já ouviu falar nos chamados Mapas Mentais? Trata-se de um conceito sugerido por Tony Buzan, após uma série de estudos sobre o funcionamento de nosso cérebro.
Em seu best seller “Use sua mente”, o autor explora, dentre outras ideias, a seguinte questão: como funciona nosso processo de aprendizado e nossa memorização?
Tony Buzan explica que após cerca de 2 horas de estudo a nossa capacidade de memorização cai exponencialmente, então sugere que façamos uma pausa de aproximadamente 10 minutos a cada 2 horas. Isso vale também para quando estamos ensinando outras pessoas, como em aulas, palestras ou capacitações.
Não pensamos de maneira cartesiana, linear. Nosso pensamento se assemelha mais a uma grande coleção de redes de associações, as quais o autor denomina “Mapas Mentais”.
Nossa capacidade de memorização está diretamente ligada a como associamos as coisas. Então, por exemplo, se quiséssemos memorizar uma sequencia de números, poderíamos associar cada número a um bicho. Nossa capacidade de memorização seria mais efetiva porque lembraríamos com mais facilidade dos bichos, pois eles acionam experiências que já vivemos relacionadas a bichos e nossas experiências associam-se às nossas emoções. Como lembramos com mais facilidade dos bichos, lembraríamos com mais facilidade dos números associados a eles. É por isso que quando usamos no processo de aprendizagem elementos que mexem com as nossas emoções ou que relacionem os conceitos à nossa vivência, nossa capacidade de memorização e aprendizagem se tornam mais efetivas. Também para melhorar a nossa capacidade de aprendizagem, o autor sugere que comecemos a criar mapas mentais, associando ideias, conceitos, figuras etc. Quer saber mais sobre os mapas mentais? Então aproveite a nossa dica de leitura!
Por falar em mapas mentais..
Que tal começar a criar seus próprios mapas mentais?
O software XMind (http://www.xmind.net/download/win/) oferece um leque de possibilidades para criar mapas mentais que é realmente impressionante! Permite inserir ideias, conceitos, ações (realmente qualquer “coisa”) e associa-las a outras ideias, conceitos etc. Podemos arrastar uma “coisa” de um lugar para outro, podemos criar relações de hierarquia. Podemos destacar ideias e associar ícones a elas. Podemos criar tabelas, organogramas e até fluxogramas. O software é especialmente útil para criar listas de coisas a fazer, registrar tempestades de ideias, planejar projetos e organizar conceitos. Enfim, só usando mesmo para saber!
Willian Giordani da Silveira