Pular para o conteúdo

Inteligência Produtiva: Como melhorar o desempenho de seus processos?

Inteligência Produtiva

Desenvolve processos organizacionais, de produção de bens e/ou de serviços, mais eficientes e eficazes. A aplicação dessa Inteligência tem como objetivo o aumento da produtividade, da rentabilidade da organização e a garantia da sustentabilidade a longo prazo.

Produção Enxuta / Lean

O que é:

Filosofia que visa à satisfação dos clientes e a eliminação dos desperdícios. A sua implementação abrange técnicas e conceitos como produção puxada, 7 perdas, redução de estoques, lotes pequenos de produção, redução do tempo de setup, dentre outros.

Benefícios:

Redução dos desperdícios, aumento dos índices de produtividade, qualidade e satisfação dos colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas.

Kanban / Just in Time / Jidoka

O que é:

Ferramenta visual, baseada na estratégia de “puxar” a produção de acordo com a demanda do cliente.

Benefícios:

Proporciona o gerenciamento dos recursos de manufatura gerando a exposição de desperdícios, sistemática para a contínua redução de estoques, sequenciamento e controle do fluxo produtivo. Com isso aumenta a flexibilidade do processo produtivo.

VSM - Mapeamento do Fluxo de Valor

O que é:

Ferramenta para mapear o fluxo de valor e identificar as fontes de desperdícios nos processos.

Benefícios:

Obter a visão e o entendimento do fluxo de valor, auxiliando na identificação dos desperdícios existentes e consequente redução dos mesmos.

Trabalho Padronizado

O que é:

Método estatístico que consiste na coleta e análise de uma série de observações aleatórias para estudar as diferentes proporções de tempo das atividades do trabalho, realizadas pelos colaboradores de um processo produtivo.

Benefícios:

Conhecer com exatidão estatística a eficiência operacional do processo analisado e identificar oportunidades de melhoria.

Manutenção Produtiva Total

O que é:

Filosofia baseada na reestruturação da cultura organizacional através de uma total participação das pessoas e do aperfeiçoamento dos equipamentos, com o objetivo de máxima geração de resultados com o menor custo. Para atingir essa eficiência global a TPM objetiva a Falha Zero e Quebra Zero das máquinas ao lado do Defeito Zero nos produtos e Perda Zero no processo.

Benefícios:

Aumento da eficiência do processo produtivo.

PCP – Planejamento e Controle da Produção

O que é:

Método para comandar o processo produtivo, centralizando e transformando dados advindos de vários setores em informações necessárias para que o processo produtivo trabalhe de forma efetiva.

Benefícios:

Melhoria e sistematização da função do planejamento e controle da produção

Teoria das Restrições – TOC

O que é:

Metodologia que considera que existe um recurso restritivo ou gargalo que impede a sua empresa de ganhar mais dinheiro, e que é possível identificá-lo e gerenciá-lo para potencializar os ganhos. A abordagem da TOC, desenvolvida por Goldratt, tem soluções aplicadas às áreas de Produção, Finanças, Estratégia, Recursos Humanos, Marketing e Projetos.

Benefícios:

Identificação do gargalo e aumento dos ganhos.