Todos nós temos coisas a fazer. Temos desejos, objetivos, compromissos! A não realização dessas coisas nos leva a um estado de stress. Para piorar, a cada hora, dia ou semana, surgem novas demandas de coisas a fazer em nossa “caixa de entrada”, não é verdade?
Uma boa dica de leitura nesse sentido é o livro “A arte de fazer acontecer”. Trata-se de um best seller mundial com diversos insights que o auxiliarão a ter mais energia e menos stress para realizar muito mais coisas com muito menos esforço, seja no campo profissional ou no campo pessoal.
Uma das premissas básicas do autor David Allen, é que devemos liberar a nossa memória RAM, fazendo analogia com um computador. Isto é, devemos liberar a nossa memória de curto prazo para as atividades criativas, as atividades que demandam raciocínio, ao invés de lotá-la com lembretes de coisas a fazer. Tirar as coisas da cabeça e coloca-las em algum tipo de sistema (seja em papel ou computador) é uma prática que deixará a mente mais relaxada. Consequentemente, nos sentiremos menos estressados!
Perceba, no entanto, que criar um sistema de coisas a fazer não é tarefa simples, já que a todo momento nos aparecem novas demandas profissionais e pessoais. É por essa razão que o autor oferece diversas dicas sobre como tomar as decisões e sugere um procedimento chamado GTD, do inglês “Getting Thins Done”, o qual cada pessoa poderá adaptar para o seu contexto particular! Fica a dica!
Willian Giordani