Pular para o conteúdo

A importância da análise do ambiente externo

    No processo de gestão de uma empresa, várias escolhas precisam ser feitas, e a organização eficaz depende de se encontrar o equilibro ou a compatibilidade entre o ambiente interno e o ambiente externo.

    Sabemos que o sucesso empresarial vem principalmente da capacidade de evitar ou neutralizar as ameaças, identificar as oportunidades em ambientes turbulentos, escolher o negócio mais oportuno e suscetível ao êxito, um planejamento estratégico eficaz e um capital financeiro adequado para manter o negócio. Em pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2007, os principais fatores de sucesso das empresas identificados são um bom conhecimento do mercado em que se atua e uma boa estratégia de vendas.

    O mapeamento ou conhecimento do ambiente externo pode ser obtido por meio de práticas e utilização de ferramentas apropriadas, condução de diagnósticos investigativos e pesquisas em campo. Tais informações são ferramentas poderosas para uma organização, uma vez que por meio delas, pode-se ter o domínio dos diversos parâmetros que regem a sua dinâmica, permitindo a identificação de oportunidades e de ameaças. Nos sistemas organizacionais, a informação é reconhecida como o recurso mais importante para a tomada de decisões, sendo necessário haver uma malha de informações abrangendo diversos aspectos técnico-científicos, administrativos, mercadológicos, econômicos, legais, ambientais e políticos.

    Para desenvolver padrões de comportamento estratégico estáveis na busca de um bom alinhamento com as condições ambientais, as empresas devem estudar o ambiente em que estão inseridas, para assim aproveitar as oportunidades identificadas, evitar as ameaças externas, potencializar os pontos fortes e diminuir ou eliminar os fracos.

    Na sua organização, o ambiente externo é estudado e avaliado, buscando identificar oportunidades e ameaças, além da formulação das decisões estratégicas?

    Gabriel Trindade