24.07.12 Inovação

Ambientes Inovativos

  • Inovação

Já foi o tempo em que dividíamos espaço apenas com a empresa da esquina ou da cidade vizinha, cada vez mais temos que conviver com a concorrência mundial. Diante desse fato, inovação se torna o pilar de sustentação para que uma empresa se mantenha competitiva, o que nos deve representar um estímulo à criação de novas ideias. O grande desafio é fazer as pessoas lutarem contra a inércia e quererem sair do comodismo da situação atual dentro da empresa. Mas aí surge a dúvida: “Como criar um ambiente inovativo?”.

 

A expressão “ambiente inovativo” muitas vezes nos remete a pensar em um local que envolve tecnologia avançada ou exige um elevado investimento financeiro. O primeiro grande passo é perder essa falsa ideia. Um ambiente inovativo nada mais é do que um ambiente favorável à mudança, um local interativo capaz de gerar uma tensão positiva nas pessoas, estimulando assim a sua criatividade e a sua vontade de fazer sempre diferente e melhor.

 

Saber da importância da inovação é necessário, mas o ponto chave para qualquer empresa que queira inovar é criar um ambiente que incentive seus colaboradores a pensar diferente e fazer de forma diferente. Criar uma atmosfera envolvente que os inspire a desafiar o estado atual e conduzir a empresa à frente é o segredo do sucesso inovativo.

 

Boas ideias podem vir de qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. Tal consciência deve estar sempre presente na mente dos líderes e gestores. Ninguém deve ser desprezado. Encorajar os colaboradores a colocar as ideias para fora é de extrema importância, para tanto não deve haver nenhum tipo de recriminação.

 

Em qualquer situação todos podem ajudar. O ideal é não restringir as sugestões, mesmo que para uma questão específica, a um pequeno grupo de pessoas, e sim abrir para que todos possam pensar e juntos encontrar a melhor saída. Quanto mais gente mobilizada por um objetivo comum melhor o resultado obtido, portanto é importante que o esforço para expandir a inovação se estenda por toda a empresa.

 

O colaborador que se sente parte integrante da empresa é incentivado a fazer mais por ela. Fazer do local de trabalho um ambiente colaborativo desperta no grupo um interesse em ajudar e une a todos por um objetivo comum. A proximidade dos líderes com os demais colaboradores faz com que estes se sintam escutados e queiram ter boas ideias. 

 

Reconhecimento gera interesse e motivação. Celebrar com os funcionários os frutos positivos do seu trabalho individual e da empresa como um todo desencadeia na equipe uma vontade interna de superação e melhoria.

 

Ideias originais podem gerar desde pequenos ganhos de eficiência até grandes mudanças estratégicas, mas indiferentemente da dimensão da mudança gerada, o fato é que qualquer inovação é profundamente significativa, e o reconhecimento desses fatos é o primeiro grande passo sentido à inovação.

 

Uma empresa inovadora cria um ambiente cada vez melhor para se trabalhar. E então, o que falta para que o seu local de trabalho se torne um ambiente inovativo?

 

                                                                                                                  Lívia Maia





* Nome e e-mail são obrigatórios,
seu email não será divulgado..
 

1