01.03.11 Inteligência Produtiva

Uma discussão sobre o papel estratégico do Modelo de Produção Enxuta

As operações vêm exercendo um papel cada vez mais importante na construção de vantagens competitivas para as organizações. No entanto, em muitas situações, a estratégia de produção não está perfeitamente alinhada com a estratégia de negócios ou não é implementada de maneira adequada, fazendo com que o potencial da manufatura não seja devidamente explorado. Muitas vezes se observa que o foco das ações da estratégia deprodução é fundamentado em programas de melhoria, que nem sempre contribuem para a construção de vantagens competitivas ou não garantem a sustentabilidade da função produção em longo prazo. Considerando que a formulação e implementação de uma estratégia de manufatura é um passo bastante importante para estabelecer o alinhamento das operações com as prioridades competitivas da organização, o presente trabalho propõe um framework teórico conceitual baseado no modelo de estratégia de produção. O estudo é limitado às organizações que adotam a produção enxuta. Uma discussão de natureza teórica é desenvolvida para analisar a utilização da produção enxuta, na sua definição, como um modelo para a realização da estratégia de operações. A fundamentação da abordagem está baseada em três paradigmas da estratégia de manufatura: Decisões Estratégicas, Competição através da Manufatura e Melhores Práticas. A análise foi constituída em termos do conteúdo e do processo da produção enxuta sob a perspectiva destes paradigmas. Conclui-se que se pode considerar a produção enxuta, com diferentes graus de completude, como um modelo para a realização da estratégia de produção.


Clique para baixar o artigo em formato pdf.
01.03.11 Inteligência Inovativa

Aplicação do Jishuken para o estímulo do aprendizado organizacional – um estudo de caso

O modelo de gestão conhecido como Sistema Toyota de Produção ou Produção Enxuta tem proporcionado resultados significativos para as empresas que o adotam de forma efetiva. A filosofia de melhoria contínua, o respeito e o desenvolvimento de pessoas contemplados neste modelo contribuem significativamente para o aprendizado organizacional. O Jishuken é uma ferramenta oriunda do Sistema Toyota de Produção baseado nestes fundamentos. O estudo de caso apresentado discute a aplicação desta metodologia na redução do tempo de troca de ferramentas em uma empresa de manufatura de grande porte. Conclui-se que a aplicação sistemática do Jishuken pode auxiliar no desenvolvimento organizacional, estimular a inovação e atingir resultados efetivos.

 


Clique para baixar o artigo em formato pdf.
16.02.11 Inteligência Produtiva

Análise do retorno proporcionado pelo investimento em manutenção

O objetivo deste trabalho é discutir o uso dos conceitos da Contabilidade dos Ganhos da Teoria das Restrições (do inglês Theory of Constrains - TOC) para

auxiliar nas decisões sobre investimento em atividades de manutenção de forma a aumentar a rentabilidade da organização. Partiu-se do pressuposto de que os recursos restritivos e os não-restritivos devem ter um tratamento diferenciado e de que o ganho deve ser analisado com base na restrição. Os indicadores-chave da TOC apresentados permitiram a realização de uma análise coerente em relação ao retorno proporcionado pelos investimentos cogitados. Os gastos básicos relacionados com a manutenção foram contextualizados conforme os conceitos destes indicadores. Desta forma, a utilização dos demonstrativos financeiros desta abordagem pôde ser demonstrada de maneira específica, conseguindo-se visualizar o impacto real das atividades de manutenção sob o sistema. Este trabalho, portanto, exemplifica a utilização da metodologia da Teoria das Restrições voltada para as atividades de manutenção, de maneira a fornecer as informações para a tomada de decisão sobre o que e onde o investimento deve ser realizado. A constatação foi de que a priorização das atividades de manutenção deve recair nos recursos restritivos de forma a aumentar a confiabilidade destes, evitando paradas não programadas e garantindo o fluxo da linha produtiva.

Clique para baixar o artigo em formato pdf.